quinta-feira, 20 de junho de 2013

Outono Brasileiro




 
Divulgação


Outono Brasileiro são as manifestações do povo no Brasil e que ocorreram a partir de junho de 2013. Mas antes de falarmos destas manifestações, faremos uma breve retrospectiva das que marcaram o país.


 Por: Ismênia Nunes




Fazendo uma retrospectiva as manifestações anteriores não podemos deixar de relembrar o ano de 1979. Conhecida como Novembrada à manifestação popular ocorreu em Florianópolis em 30 de novembro e aconteceu bem no centro de Florianópolis, entre a Praça XV de Novembro e o Senadinho, quando o então presidente Figueiredo aqui esteve. Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina resolveram manifestar seu descontentamento com o governo; cerca de 4 mil estudantes protestaram.
Em 1983 o povo pintou a cara e levou bandeiras do Brasil para as ruas. Desta vez era o Brasil a protestar, a exigir. Os protestos foram conhecidos como Diretas Já. O Movimento das Diretas iniciou em Pernambuco no pequeno município de Abreu e Lima em 31 de março de 1983. Logo foi se espalhando para outras cidades até atingir todo o país; houve repressão e censura a imprensa. O Movimento - Diretas Já - resistiu nos anos de 83 e 84. No dia 15 de janeiro de 1985, foi eleito pelo Colégio Eleitoral, por eleição indireta, Tancredo Neves. Porém, faleceu antes de assumir. Seu vice, José Sarney assumiu em seu lugar e foi o primeiro presidente civil depois de 21 anos de ditadura. Mais de um milhão de pessoas apoiaram a causa das Diretas Já. Em 1988 uma nova constituição foi aprovada.

OS CARAS PINTADAS

Mas foi em 1992 que os manifestantes ficaram conhecidos por Caras Pintadas. O povo foi para as ruas exigir a saída do presidente Fernando Collor de Mello, o primeiro presidente eleito pelo povo. O Brasil foi o primeiro país a realizar um impeachment na América Latina. O manifesto que contou com vários estudantes e outras pessoas do povo ficou conhecido como FORA COLLOR. Cerca de 100 mil pessoas acompanharam a votação do impeachment de Collor no Congresso e que foi aprovado com 441 votos a favor e 38 contra.
Depois de tantos protestos e Caras Pintadas foi à vez do Brasil ir para as ruas reclamar por seus direitos. E foi em 17 de junho de 2013, que o movimento também designado Outono Brasileiro teve início em São Paulo e foi logo seguido por Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Milhares de pessoas foram às ruas. O movimento iniciado nas redes sociais, principalmente Facebook e Twitter reuniu milhares de pessoas no Brasil e foi também apoiada por brasileiros em outros países. As manifestações que iniciaram sem muita organização e até com violência foi crescendo e tomando corpo. Outros protestos organizados pelas redes sociais ocorreram no Egito e ficou conhecido como Primavera Árabe ocorreu em 2010.

QUEBRA-QUEBRA
           
Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro foram às cidades onde mais ocorreram quebra-quebra, vandalismos e violência. Dois grupos faziam parte das manifestações: O grupo de Manifestantes que queriam realmente fazer seus protestos pacificamente e o grupo Vândalos. O número de pessoas era imenso. Rio de Janeiro chegou a registrar 100 mil pessoas. O povo pedia desde a redução da tarifa de ônibus até a retirada da votação da PEC 37. Os protestos eram diversificados. Além disso, reclamavam da Saúde, Educação e da Corrupção. Os cartazes anunciavam:
 Saímos do Facebook, Não queremos a Copa queremos Educação, Se a tarifa não baixar a cidade vai parar! Educação, Saúde, Não a Corrupção, Nenhum partido me Representa, Não a PEC 37.
Em meio à violência do segundo grupo, os vândalos; os manifestantes legítimos ofereciam flores aos policiais. Nas cidades do sudeste do Brasil os confrontos eram mais visíveis. Pedras, spray de pimenta, balas de borrachas, bombas de gás. Era o que se presenciava. São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro foram os principais alvos de violência. O patrimônio público também foi pichado e depredado. Bancos e empresas particulares sofreram saques. Os manifestantes pediam paz e diziam que queriam fazer um protesto Sem Violência; mas os vândalos quebravam, saqueavam e queimavam tudo que vissem pela frente. O povo pintou o rosto de Verde e Amarelo e foi para as ruas. Muitos usavam mascaras.
Desde o dia 17 de junho quando as manifestações iniciaram em São Paulo, nenhum dia foi tão acentuação como a quinta-feira, 20 quando praticamente todo Brasil já tinha aderido às manifestações. E nem mesmo a chuva e ou frio impediram que o povo fosse as ruas reclamar seus direitos.