sexta-feira, 14 de junho de 2013

Em cinco anos, mais de 135 mil idosos são vítimas de violência em Santa Catarina



Mais de 135 mil idosos, com idade entre 60 a 80 anos, foram vítimas de violência em Santa Catarina de 2008 até agora (2013). Os dados são do Núcleo de Geoprocessamento e Estatísticas, da Diretoria de Informação e Inteligência (DINI), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). O material foi solicitado a pedido do Conselho do Idoso da OAB/SC, que participou de atividades para celebrar o Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso, comemorado neste sábado, 15 de junho.
Agressões físicas, psicológicas, abandono e exploração financeira são as denúncias mais comuns nas delegacias especiais de atendimento ao idoso.  Santa Catarina conta com 28 delegacias especializadas no atendimento a pessoa idosa.
“Só no Brasil, dois milhões de idosos são vítimas de agressões todos os anos. E, infelizmente, a violência, geralmente, vem de quem deveria cuidar deles, ou seja, seus familiares. São comuns as denúncias de negligência, maus tratos, abandono e violência, vinda muitas vezes da própria casa onde ele reside. E os abusos podem ser morais, físicos, psicológicos e até sociais”, diz o presidente da Comissão do Idoso da OAB/SC, Marlos Carrasco. Denúncias de abuso ou violência contra idosos podem ser feitas pelo Disque 100.
 
Fontes: Assessoria de Comunicação da OAB/SC
Enviado Por Juliano Nunes