quarta-feira, 5 de junho de 2013

Saber Ouvir








         “Como repórter e como gente eu sempre achei que mais importante do que saber perguntar era saber ouvir a resposta...”
Eliane Brum – Repórter e escritora

E foi pensando nesta frase de Eliane Brum que reproduzi esta história um dia contada por um de meus professores de jornalismo. O professor Túlio de Sá. Ele dizia mais ou menos assim:

Uma empresa que fabricava creme dental notou uma falha técnica em seu sistema operacional. Algumas embalagens do produto estavam passando vazias na esteira. As reclamações dos clientes estavam chegando. A empresa estava perdendo a clientela. O negócio, e os lucros estavam caindo. Na verdade a empresa não sabia qual era o verdadeiro problema.
Diante do problema, a diretoria se reuniu, a reunião foi demorada. Concluíram que precisavam fabricar uma máquina. Ela pesaria as caixas dos produtos e faria o descarte daquelas que não estavam com o creme dental. O investimento seria alto. Mas não poderiam continuar perdendo a clientela. Nem o respeito e o mercado até então conquistados. A máquina foi idealizada segundo os melhores conceitos de tecnologia e inovação. O custo estava perto de R$ 5 milhões. O investimento foi aprovado e a empresa adquiriu a máquina que a salvaria do descredito.
Passado um mês, a equipe de técnicos foi chamada. A máquina não funcionava. Na verdade nem ligava. Todo investimento sem efeito. Nova reunião com a diretoria. Após várias tentativas o problema persistia. Seis meses se passaram e nada. A equipe retornou. Nova vistoria. Impressionaram-se ao ver a esteira em funcionamento. Sem entender como os funcionários tinham consertado a máquina fizeram o questionamento mesmo sendo técnicos.
 _ Como fizeram funcionar a máquina, se nem mesmo os engenheiros mais experientes tinham resolvido o problema?
_ Não consertamos, disse o funcionário da área operacional. Na verdade a máquina nem foi usada, está lá num canto. Nunca ligou.
_ Mas então como o trabalho está sendo executado?
_ Simples. Fizemos uma “vaquinha” _ Vaquinha?
_ Sim fizemos uma vaquinha e compramos um ventilador. _ Ventilador?
_ Sim. Cada vez que a caixa de creme dental vazia passa o ventilador a direcionava para fora da esteira. Este o motivo de não mais haver caixas vazias e ter findado as reclamações dos clientes.

Saber ouvir é mais importante do que tomar uma decisão sem consultar aqueles que estão diretamente envolvidos no trabalho, seja ele quem for. Antes de a diretoria tomar uma decisão, que tal consultar a área técnica, operacional, ou mesmo um estagiário?  


Ismênia Nunes

Clik abaixo e veja o que diz a psicóloga Odegina Graça sobre a importancia de saber ouvir

 http://www.caentrenos.org/a-importancia-de-saber-ouvir/

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