quarta-feira, 5 de junho de 2013

As Flores do Jardim










Todos os dias era a mesma coisa. O dia amanhecia. O sol lá estava...
Todas as manhãs eram assim... No jardim flores de todos os tipos e cores: lírios, crisântemos, margaridas, dálias, rosas e jasmins.
Borboletas de todas as cores por ali circulavam... Beija-flor iam e vinham por entre as rosas, lírios e jasmins. Os canários rodopiavam e faziam sua cantoria no jardim... Os Bem-te-vis davam seus recados e até os quero-queros vinham dar o bom dia aquele lindo jardim.
E era assim todos os dias... Todos os dias a vovó Lúcia acordava cedinho. Cinco horas da manhã. Fazia o café. A neta dormia...
A neta que ela adotara, perdera os pais ao nascer... E hoje era seu aniversário, completava 20 anos. Fazia faculdade e em breve se formaria.
O jardim estava lá todos os dias e a vovó também... A vovó Lúcia não esquecia dos seus dois amores: A neta e as flores, por isso cuidava com todo amor de ambas. Depois de fazer o café para a neta ia até seu jardim. Já era 6h. Hora de regar as flores. Era sagrado, tinha até hora marcada: 6 da manhã e 6 da tarde. Vovó Lúcia dizia sempre a neta:
_ As plantinhas sentem e estão vivas! Olhe como estão felizes; cada dia mais lindas... Precisas ver o jardim!
Mas a neta não lhe dava ouvidos. E dizia: _ Vovó, já viu quanto gasta de água com essas flores todos os dias?
Nunca fiquei pensando o quanto gastei de água enquanto tomavas aqueles banhos demorados ou mesmo quando você comprou a piscina... (pensava)
Vovó Lúcia permanecia regando e sorria ao ver aquele lindo jardim.
_ Vovó, a senhora gasta muita água... A neta estudava Recursos Hídricos. Estava explicado. Quando Lúcia voltava do jardim, passava pela área onde ficavam as violetas. Parava e conversava com elas: _ Bom dia minhas lindas! Continuem assim...
As violetas estavam floridas e era difícil de comparar a beleza das flores.
Os anos passam e um dia Lúcia é tomada por um mal súbito. Sente saudades do perfume das flores, mas não pode visitá-las. Não pode nem regá-las. Doente, com idade avançada, sem forças nem para regar as flores, Lúcia expira e parte. Restou a neta e as flores, seus únicos amores ali ficaram. Lúcia foi.
Passados algumas semanas, a neta que não tinha os mesmos hábitos da avó, esquecera que aquelas flores eram seres vivos e que não poderiam sobreviver sem o líquido precioso que sua avó lhes dava todos os dias. As violetas, não tinham mais nenhuma flor. Algumas já estavam morrendo. E o jardim?
Ninguém acreditava que no meio daquele monte de galhos secos um dia existiu flores...
Cuidar da natureza, poupar água, cuidar das árvores, evitar que sejam cortadas. Poupar papel, reaproveitar, reciclar, não gastar água lavando calçadas. Tudo isto faz parte de nosso cuidado com a natureza e o meio ambiente. Mas não podemos fazer tudo isto se esquecendo das pessoas e da vida. Precisamos sim preservar a vida e acima de tudo valorizar aqueles que estão ao nosso lado e seus valores.

Ismênia Nunes

Semana do meio ambiente – 04-05-13 / 19h13
(Os três textos fazem parte de uma trilogia filosófica- Os textos são: As Flores do Jardim, O Papel do Jornalista e Saber Ouvir)

Nenhum comentário:

Postar um comentário