terça-feira, 19 de junho de 2012

Qual é a sua atitude?

Foto: Google - Ilustrativo


Por: Ismênia Nunes


Hoje queremos questionar aos cidadões. Qual sua atitudes mediantes determinadas situações.
Você está andando normalmente na rua e vê um pequeno vazamento de água, qual sua atitude?
-Você passa direto e não se importa? Afinal é mais um vazamento e nem é tão grande assim. 
-Você pega o número da companhia de água, no caso de Santa Catarina a Casan e liga para comunicacar o vazamento? Você sabe que a água é algo precioso e independente do tamanho do vazamento, precisa preservar e evitar que a ágtua fique correndo por muito tempo?
- Ou você só liga para a Casan se este vazamento for em grande quantidade? Você acha que um vazamento pequeno não terá grandes consequências? Qual seria a atitude mais correta ao se tomar?

Independente do tamanho do vazamento temos que ter uma atitude consciênte de cidadão mesmo e comunicar a Casan qualquer tipo de vazamento para que possa ser fechado o mais rápido possível. Mas como fazer este comunicado a Casan se você  nem sabe o número? Como cidadões temos que aprender a ter conosco em nosso celular, agenda, caderneta alguns telefones úteis para podermos ligar em situações como estas.

Falamos acima de vazamento de água, mas sabemos que temos e podemos auxiliar na melhoria de nossa comunidade ou mesmo que não façamos parte dela. Afinal agir com cidadania não faz mal para ninguém. Muito pelo contrário, além de gratificante estamos contribuindo para um mundo melhor. Uma melhor qualidade de vida para nós mesmos, nossos filhos e as pessoas que vivem ao nosso redor. Lembrando que a cidadania nos dá uma ideia de comunidade, de agirmos pensando não só em nós mas também no outro, independente de quem seja, se conhecemos ou não, não importa, importa é agirmos desinteressadamente em prol de todos.

Pensando nisso, percebemos que podemos abrir o leque e ampliarmos nossa participação, nossa contribuição para que todos possam se beneficiar. Por este motivo, coloco: Da mesma forma que posso comunicar um vazamento de água na rua, independente se resido lá ou não também devo comunicar outros problemas e dificuldades para que possa ser resolvido. Por exemplo, uma lâmpada queimada, uma praça suja, fios de luz arrebentados e jogados ao chão. Neste caso, podendo causar acidêntes graves podendo mesmo levar a morte. O que eu como cidadão poderia e deveria fazer? Ignorar? Afinal eu não trabalho na Celesc? Não moro por ali, não sei o telefone? Não sei o que fazer? Não quero me incomodar? Estou com pressa e parar para isto vai me atrasar? Será que é está a atitude de um cidadão? Afinal não reclamamos tanto dos governantes, não criticamos tanto aqueles que estão no poder? Mas e a nossa parte? Estamos aqui somente para reclamar? Não. Precisamos agir e agir com inteligência e acima de tudo com cidadania. Afinal, estes problemas são comuns todos os dias, mas as empresas como Casan, Celesc, Prefeitura, etc não podem adivinhar onde existem problemas. Muitos dos casos são resolvidos em uma ou duas ligações. Mas se não fizermos nossa parte, como queremos só ficar reclamando? Temos que saber agir com cidadania e fazermos nossa parte: Comunicar o problema e é claro cobrar a resolução. Lembrando que para isto precisamos estar prevenidos, como? Reforço, precisamos anotar em nossas agendas, em nossos celulares os telefones destes orgãos, e quando passarmos por um vazamento, pequeno ou grande ligarmos para a Casan. Quando a comunidade estiver com falta de luz ligar para a Celesc, ou mais ainda quando vermos um fio da rede elétrica no meio da rua, ou ainda árvores penduradas em fios da rede. Qualquer situação que possa vir a ser perigosa, não precisamos esperar que algo mais grave aconteça.

Ao passarmos por uma praça, uma rua, ou qualquer lugar que as luzes da rede elétrica estiver com as lâmpadas queimadas, também temos que comunicar, afinal não dá pra adivinhar que as lâmpadas estão queimadas se alguém não fazer o cumunicado. Lembrando que em São José, em caso de lâmpadas queimadas o contato já não é mais para a Celesc, mas sim para a prefeitura, ela é responsável pela iluminação pública do município. Antes de ligar lembre-se de contar quantas lâmpadas estão queimadas e procure o endereço para que possam chegar ao local. Abaixo os telefones das empresas citadas acima.

Celesc - Emergência 24h - 0800- 48 0196
Celesc - Inf. Serv.            - 0800- 48 0120
Casan                              - 0800 643 0195
Pref. Iluminação Pública  - 0800 645 6405