sábado, 19 de maio de 2012

Causas da violência

Google Imagens - Ilustrativo


Por: Ismênia Nunes
Existem vários tipos de violência. Violência não é somente aquela que conhecemos, física, a que causa ferimentos na carne, mas também consideramos violência toda forma de agirmos e reagirmos as situações, quando basta uma palavra para darmos um golpe fatal.


Acredito que a violência possa ter diversas causas, mas a principal é a falta de estrutura na vida humana. Falta de estrutura primeiro na família, depois a falta de estrutura na sociedade seja na escola, na vida social em geral. Por que quando o homem não tem estrutura familiar, social e emocional, uma coisa leva a outra, ele vai definhando de tal maneira que isso ultrapassa todas as barreiras: familiar, social, emocional.

Um homem, infeliz, desestruturado, sem saber que caminho tomar, pra ele não faz diferença, qualquer caminho serve. E muitas vezes sem saber o caminho ele segue o caminho da violência, do vício, da sexolatria, da angústia, da solidão, da depressão, do egoísmo e tudo isso o levará a falta de paz. Falta de paz primeiro com ele mesmo, depois a falta de paz com os outros, até chegar a uma falta de paz com o mundo.


Nesta falta de paz com ele mesmo, intimamente, e a falta de paz com a família e com a sociedade. Essa violência vai refletir na sua vida, no seu dia a dia, seja com familiar, vizinho, amigo, filho, marido, mulher. A violência vai desde uma palavra mal colocada, até um tapa impensado. Mas a pessoa não se dá conta que a violência começou a partir dela, e ela será a principal afetada. Porque toda violência tem consequências, sociais, morais, psicológicas, familiares. A principal afetada será o ser que causou a violência, por que ali ela já trás cargas emocionais, vibracionais próprias que farão parte de seu psique. A partir disso a convivência com qualquer pessoa será difícil, afinal já existe um clima psicoemocional negativo.


Quando nos deixamos levar pela violência, pelo impulso, deixamos de ter o diferencial de homem, de mulher de ser humano. O ser humano pensante para sermos irracionais, embora hoje os irracionais estejam tão inteligentes que não nos parecem mais tão irracionais assim. Desta forma não sabemos mais o que somos. Muitas pessoas agem e reagem como verdadeiros monstros sem sentimentos, sem pensamentos, sem raciocínio, por que nem queremos considerá-los animais, por que como dissemos anteriormente os animais estão quase humanos, manifestam sentimentos, pelo menos parece que o tem para conosco. Mas então o que está acontecendo com a humanidade? Essa humanidade onde de humanos não temos nada, nem amor, nem compaixão, nem mesmo sabemos ouvir, não aceitamos a opinião alheia, isto não significa concordar, mas deixar que cada um se manifeste, que cada um tenha seu modo de pensar, que cada um possa ser diferente de mim, ter ideias diferentes, times diferentes, religião diferente, mas isso não seria um motivo para ele não continue sendo o que sempre foi: meu irmão.

Como combater as causas da violência?

Mas como combater a violência, com muito amor, paciência, programas educacionais, saúde, educação, projetos para prevenção as drogas, projetos para ajudar aos que já estão, o governo precisa dar o essencial para o ser humano. Educação, trabalho, emprego, cursos para aprender uma profissão, apoio pedagógico e educacional, apoio psicológico para todos. Uma família estruturada, comida na mesa através do emprego e do ensina-me a pescar. A falta dessas coisas básicas muitas vezes gera violência. Mas acima de tudo precisamos ter pessoas que nos amem e nos apoiem. As pessoas muitas vezes vivem numa solidão no mundo isso também gera violência. A falta de amor, a falta de ter um amigo, uma pessoa pra conversar, trocar ideias, nos leva muitas vezes a um estado psicológico de negativismo, de pessimismo que quando vemos estamos dentro de uma situação que jamais pensaríamos estarmos. Precisamos nos voltar para Deus, auxiliar quem precisa, muitas vezes olhando os problemas dos outros deixaremos de pensar só em nós e deixaremos de ser tão pessimistas a ponto de gerarmos violência. O amor puro e desinteressado, a amizade verdadeira,  o apoio mútuo, o carinho, o companheirismo nos auxiliará a vencermos nossas mazelas.