sábado, 5 de maio de 2012

Rebeldes em Florianópolis

Foto: Géssica Nunes - Stage Music Park - 05/05/12
Por: Ismênia Nunes
Fonte: Site Record

A Banda "Rebeldes" agitou Floripa

Premiada com o disco de platina por mais de 80.000 cópias vendidas, realizou hoje um grande show em Florianópolis - no Stage Music Park localizado na Rodovia Jornalista Maurício Sirotsky Sobrinho, 2500 - km 1,5 em Jurerê Internacional. Além de Florianópolis a banda vem realizando vários shows nas cidades de: Maceiô, Alagoas, Natal, Rio Grande do Norte, São Luís,Teresina, Juazeiro do Norte, Porto Alegre e amanhã estará em Curitiba.

Em todas as apresentações, o público pode ver muita animação e tecnologia. O codiretor da banda, Hélio Leite, explica que o show tem muita luz e não largou  mão de muita  tecnologia .A ideia foi de ir para o lado bem high-tech, bem eletrônico. Que tem uma pegada diferente, bem artística.
A banda "Rebeldes" é composta pelos seguintes intergrantes: Micael Bordes (Pedro Costa), Sophia Abrahão (Alice Alboquerque), Chay Suede (Tomás Penedo), Mel Francoviak (Carla Ferrer), Arthur Aguiar (Diego Maldonado), Lua Blanco (Roberta Messi).

Em Florianópolis, o show começou um pouco depois das 20h com muita euforia e alegria dos fãs e durou cerca de duas horas. Todos os integrantes da banda interagiram com o público presente. A banda  iniciou com a novela de mesmo nome da Record. E o primeiro disco veio em setembro de 2011 e teve como destaque o single "Do jeito que eu sou". O CD foi lançado em duas versões: original e acústica. A banda ganhou na ocasião o disco de ouro pelo álbum "Rebeldes" que foi certificado pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos no programa do Gugu.

177 anos da Polícia Militar de SC



Hoje a polícia miilitar completa 177 anos. Parabéns para estes homens e mulheres que ariscam suas vidas para cuidar das nossas!

Ismênia Nunes


Reprodução
Fonte: Site da PMSC - www.pm.sc.gov.br


Criada por Feliciano Nunes Pires, então Presidente da Província de Santa Catarina, através da Lei Provincial Nº 12, de 05 de Maio de 1835, a “FORÇA POLICIAL”, denominação que lhe foi conferida na época, substituiu os ineficazes Corpos de Guardas Municipais Voluntários, então existentes, com a missão de manter a ordem e a tranquilidade públicas e atender às requisições de autoridades judiciárias e policiais. Sua área de atuação ficava restrita à vila de Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis) e distritos vizinhos.
O Regulamento da Força Policial, aprovado em 1836, só veio ratificar a missão acima citada, outorgando-lhe a missão ampla e complexa de atender desde incêndios até a prisão de infratores das posturas municipais. Essa foi, durante muitos anos, a principal missão da Força Policial.
Porém, durante o período Imperial, o Brasil se viu envolvido em inúmeras contendas internas e externas, tais como a Guerra dos Farrapos e a Guerra do Paraguai, para citar apenas as que atingiram mais diretamente o Estado de Santa Catarina.

Durante esses eventos, a Força Policial atuou em conjunto com o Exército Brasileiro (EB), quer seja repelindo as agressões externas, quer seja para defender a unidade pátria, tendo contribuído em muito para a definição e defesa dos limites territoriais tanto do Brasil quanto do Estado. Assim sendo, além da preocupação com a segurança pública, a Força Policial passava a atuar também no campo da Defesa Interna e Segurança Nacional.


Em 1916, recebe a denominação de FORÇA PÚBLICA (Lei Nº 1.137, de 30 de Setembro) e em 1917 passa a ser considerada, através de acordo firmado entre a União e o Estado, força reserva do Exército de 1ª Linha.

Em 10 de Janeiro de 1934 novo acordo entre a União e o Estado eleva a Força Pública à categoria de força auxiliar do Exército Brasileiro. Nesse mesmo ano, a Constituição Federal também passa a considerar as Forças Públicas como sendo Auxiliares do Exército, conferindo-lhes assim, “status” constitucional.


Em 1946, a Constituição Federal altera a denominação para POLÍCIA MILITAR, descrevendo como missão a segurança interna e a manutenção da ordem. Prevê ainda que a União legislará sobre a organização, instrução, justiça e garantias das PM.

Em 1967, a Constituição Federal prevê que a União passará a controlar também o efetivo das PM, criando a Inspetoria Geral das Polícias Militares (IGPM). Orienta ainda que as PM devem voltar-se às atividades policiais.

Em 1988, a Constituição Federal prevê como missão da PM, em seu artigo 144: “a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todo, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, ...”.