sexta-feira, 20 de abril de 2012

Coca-Cola pode levar a morte

                                        Natasha bebia entre 8 e 10 litros de Coca por dia



Reprodução




Um patologista afirmou que a dieta de mulher neo-zeolandesa, que incluía oito litros de Coca-Cola por dia, provavelmente contribuiu com sua morte. Segundo o jornal 'The Guardian', a conclusão levou a gigante fabricante de refrigerantes a afirmar que até água pode ser mortal se consumida em excesso.Natasha Harris tinha 30 anos quando morreu devido a um ataque cardíaco, em fevereiro de 2010.

Dr. Dan Mornin testemunhou em um inquérito, na quinta (19), que Natasha provavelmente sofria de hipocalemia, ou baixo potássio, o que ele acredita ter sido causado pelo consumo excessivo de Coca e má nutrição em geral, de acordo com o jornal 'The Guardian'.

Mornin afirmou que níveis tóxicos de cafeína, um estimulante encontrado no refrigerante, também pode ter contribuído para a morte. O parceiro de Natasha, Chris Hodgkinson, testemunhou que ela bebia entre oito a dez litros de Coca-Cola todo dia.

"A primeira coisa que ela fazia de manhã era tomar Coca, que ficava ao lado da cama, e a última coisa que ela fazia antes de dormir era tomar Coca", disse Hodgkinson. "Ela era viciada."

Outro patologista, Dr. Martin Sage, afirmou em depoimento que "é certamente bem demonstrado que a ingestão excessiva de refrigerante pode ser dramaticamente sintomática, e existem fortes razões hipotéticas para ela se tornar fatal em casos individuais.

A nutricionista Lisa te Morenga, da Universidade de Otago, afirmou que consumo em excesso de qualquer tipo de líquido em um clima temperado pode prejudicar o sistema e equilíbrio natural do corpo.

Karen Thompson, porta-voz da Coca-Cola Oceania, disse em comunicado que o produto é seguro.

"Nós concordamos com a informação do legista de que a ingestão absurdamente excessiva de qualquer produto alimentar, incluindo água, por um curto período de tempo e com o consumo inadequado de nutrientes essenciais, e a falta de procura por cuidados médicos adequados quando necessário, pode ser dramaticamente sintomático."

Estácio de Sá e a Comunidade

Foto: Ismênia Nunes


Por: Juliano Nunes
www.allpresscom.com.br


 
Projeto oferece consultas psicológicas gratuitas em São José

A Faculdade Estácio de Sá, em São José , tem vários projetos em andamento, em áreas distintas, cujo objetivo é aproximar-se da comunidade. Seguindo esta filosofia, a instituição acaba de lançar um projeto que oferece acompanhamento psicológico gratuito à comunidade. Batizado de Serviço de Psicologia Aplicada, o trabalho abrange diferentes modalidades de atendimento – famílias, casais, em grupo, individual a adultos e crianças, e na área de transtornos alimentares – e é conduzido por 25 alunos do último ano do curso de Psicologia da Estácio, supervisionados por seis professores. Para utilizar o serviço, basta agendar uma consulta.
“O projeto amplia o acesso de serviços de psicologia à comunidade, especialmente a parcela que tem mais dificuldade em se beneficiar desse tipo de atendimento, seja pelo SUS ou no particular. Trata-se de um serviço gratuito com a qualidade de um atendimento profissional, já que é supervisionado pelos professores”, explica a professora e psicóloga Daphne Fayad, que coordena o projeto.
Além de ampliar o acesso a serviços de psicologia à população, a iniciativa dá oportunidade aos estudantes de vivenciarem situações típicas encontradas por psicólogos em sua prática profissional. Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Estácio, professora e psicóloga Janine Pacheco da Luz, “o serviço foi criado não só pra atender a uma exigência curricular ou para prestar um serviço à comunidade, mas também para possibilitar que o aluno vivencie a realidade profissional referente à psicologia clínica”.
Os atendimentos iniciaram em março e acontecem na Clínica de Psicologia da Estácio, no 2º andar do Bloco I da instituição. As consultas podem ser agendadas pessoalmente ou pelo telefone (48) 3381-8050 (atendimento de segunda a sexta, das 12 às 21 horas).


 
Sobre a Estácio

Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio atua há mais de 40 anos no país. A instituição, presente em todas as regiões geográficas do Brasil, possui cerca de 4 mil funcionários, um corpo docente de 7,5 mil professores e 265,7 mil alunos matriculados. Formada por 33 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 36 cidades de 17 estados. Com um total de 68 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), além de cursos de extensão e educação corporativa.
A Estácio mantém parceria com a Ecole hôtelière de Lausanne (Hotelaria suíça), a Alain Ducasse Formation (Gastronomia francesa) e a Universidade de Coimbra (Direito em Portugal). Um dos principais diferenciais da Estácio é a oferta de material didático gratuito aos alunos. São capítulos integrais das melhores obras para cada disciplina e curso, com o pagamento dos direitos autorais devidos. E em 2011 a Estácio inovou mais uma vez levando para os alunos dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Direito em todo o Brasil, Gastronomia e Hotelaria no Rio de Janeiro e em São Paulo e de Administração em Goiás todo o conteúdo do material didático dentro de um tablet.
Serviço

O que: Serviço de Psicologia Aplicada
Onde: Clínica de Psicologia da Estácio (2º andar do Bloco I).
Av. Leoberto Leal, 431, São José.
Agendamentos: de segunda a sexta, das 12h às 21h, pelo (48) 3381-8050 ou pessoalmente.
Quanto: Gratuito.