sexta-feira, 16 de março de 2012

Professores entram ou não em greve?

Foto: Site do Secretário de Estado da Educação Marco Tebaldi

Com relação ao problema dos professores e governo do estado, não parece haver um consenso entre as partes. Os professores alegam que o aumento foi concedido somente para aqueles professores que estão entrando agora e que os que tem doutorado e mestrado não ganharão o aumento salárial, ou seja, ganharam 4% em janeiro, como acordado anteriormente e 4% em julho. A categoria aguarda uma nova proposta e diz não ser possível aceitar o que foi oferecido. Devem esperar por uma nova proposta por mais um mês para então entrarem em nova assembleia para uma decisão final. No momento não entrarão em greve, mas ela pode vir a acontecer. Uma nova assembleia foi marcada para dia 17 de abril.

Já a assessoria do Governador Colombo, informou que na assembleia com os professores ontem à noite ouve acordo com a categoria. Foi determinado em lei um reajuste de 22% em seus salários e aqueles que tem doutorado e mestrado terão o aumento de 8% haja vista que a lei coloca que os 22% seriam para aqueles profissionais que percebiam um salário menor, portanto os professores receberão hoje aproximadamente um salário de R$ 1.483,00 mais as vantagens adicionais, como o triênio. A proposta do Governo contempla 100% da categoria e os ganhos dos professores são de 7% a 44%.

Incêndio em depósito de munição da Polícia Militar...

Depois do Incêndio o trabalho de Limpeza


Era final de tarde de quarta feira, um dia típico de verão de muito calor, quando os bombeiros da capital foram acionados para combater um incêndio no Centro de Ensino da Polícia Militar no bairro da Trindade, na grande Florianópolis. Dez caminhões do corpo de bombeiros foram necessários para combater o incêndio de uma hora e meia.

O comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Nazareno Marcineiro, concedeu entrevista exclusiva ao jornal do almoço falando sobre o caso. Ele chegou a colocar que o incêndio poderia ter tido início devido ao forte calor que vem assolando a cidade. O local estava fechado e não havia ventilação. Presume-se que pelo menos 200 quilos de pólvora e 500 mil espoletas tenham queimado com a combustão. O material explosivo era da 2ª. Guerra Mundial e seria encaminha para destruição no Exército.

Os Bombeiros tiveram dificuldades em apagar o fogo porque o depósito tinha paredes duplas além de se tratar de material explosivo. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Oliveira, a temperatura do teto da sala, variava entre 700ºC e 1.100ºC a 15 metros do paiol, já era possível sentir a alta temperatura do chão. “Essa é a típica situação que mata bombeiro”, comentou Marcos. Mas ninguém se feriu.

 O tenente da PM coronel Rui Araújo disse que o motivo do incêndio “foi uma provável combustão em função do calor, já que não há rede elétrica lá dentro”. Além do paiol, as labaredas de fogo atingiram sete motos e um caminhão. A perda dos veículos foi total. Uma sindicância será instaurada para apurar o caso.