quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Estácio encerra ano com nota 10


Estácio de Sá - Timbres do Sucesso - Coordenadora do curso de jornalismo
 Regina Zandomênico - Foto: Ismênia Nunes

A Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina realizou o último trabalho de conclusão de curso - TCC do ano. O evento aconteceu às 20h no dia 13 de dezembro de 2011.

 As acadêmicas Bruna Coelho e Kauana Pereira apresentaram o trabalho que foi puro sucesso o que já começou pelo nome: Timbres do Sucesso.

No trabalho as acadêmicas apresentaram vários cantores e cantoras, mostrando suas trajetórias e como não poderia deixar de ser seu sucesso. O trabalho mostrou artistas catarinenses e outros tantos conhecidos nacionalmente. Entre eles, Alcione, Ed Motta, Roberto Carlos, Amado Batista e Ivete Sangalo. Nos contaram dos detalhes e das dificuldades que tiveram para realização do trabalho. Em particular enfatizaram de como fizeram para entrevistar Chitãozinho e Chororó.

A mesa foi composta pelos jornalistas Guido Schvartzman, editor e apresentador do jornal da TVBV, Regina Zandomênico, coordenadora do curso de jornalismo da Faculdade Estácio de Sá que também acumula a função de professora e que podemos afirmar, desempenha ambos cargos muito bem, além da jornalista Ligia Gastaldi da RBSTV.

Registramos a presença de Márcio Goebel, responsável por todo trabalho de edição e sonoplatia. Aliás o que seria dos alunos sem o trabalho deste tão dedicado funcionário...

Ao final como era de se esperar as formandas ganharam nota máxima.


Estácio de Sá SC em 13-12-11 - Bruna e Kauana
Timbres do Sucesso - Foto: Ismênia Nunes
Timbres do Sucesso - Foto: Ismênia Nunes


Estácio de Sá SC em 13-12-11 - Bruna e Kauana
Timbres do Sucesso - Foto: Ismênia Nunes



Foto: Ismênia Nunes

 Foto: Ismênia Nunes


Foto: Ismênia Nunes

Foto: Ismênia Nunes

 Foto: Ismênia Nunes
                                      Jornalista Guido da TVBV e a acadêmica Ismênia Nunes

Rádio Guarujá e Hemosc realizam campanha juntos


A Rádio Guarujá transmite sua programação nesta quinta feira dia 15 de dezembro no vão central do Mercado Público para a realização da campanha de doação de medula óssea. O Hemosc está realizando o cadastro de doadores de medula óssea. Para se cadastrar é necessário preencher um cadastro, levando um documento de identidade com foto e ter de 18 a 55 anos. Lembrando de sempre atualizar o cadastro. Afinal é muito difícil achar um doador compatível, e se quando o identificar um doador não for encontrado devido seu cadastro estar desatualizado será uma grande decepção para todos envolvidos e principalmente ao receptor que necessita da doação para sobreviver.
Lembrando que enquanto o paciente não consegue um doador ele necessita de muito sangue. E além do paciente que aguarda uma medula, ele ainda divide o sangue armazenado com aqueles que sofrem acidentes graves ou mesmo cirurgias em que o sangue se faz necessário. Mesmo sendo um doador de sangue é imprescindível que você continue a doar sangue. Se ainda não doou, doe, não dói nada e leva apenas cinco minutos.
Identificado a compatibilidade é feito uma coleta de 5 ml de sangue para analisar os dados genéticos, estes dados ficam armazenados no REDOME - Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Se o doador for compatível pelos dados genéticos, serão feitos vários exames, entre eles o HLA que verifica a compatibilidade com mais especificidade. Também é verificado a saúde física atual do doador. Lembrando que é muito difícil se encontrar um doador compatível. Ser doador é um compromisso para toda vida, um compromisso que pode salvar uma vida.
A Medula óssea fica no sangue e não tem nada a ver com a medula que fica na coluna. Existe duas formas de retirada da medula: por pulsão no osso da bacia num centro cirúrgico com anestesia local, é um procedimento simples sem complicações. A medula se regenera em uma semana. Existe a necessidade de transplante de medula óssea os paciente com plasia, leucemia e outras doenças genéticas.

A outra forma é por eférece, um procedimento em que se retira diretamente do sangue, uma máquina separa os hemocomponentes. A parte do sangue em que fica a medula e o restante do sangue volta para o doador.

PRIMEIRO VOCÊ DOA ESPERANÇA, DEPOIS VOCÊ VAI DOAR VIDA

Patrocínio: Colégio Catarinense
Apoio: Prefeitura de Florianópolis e Celesc
Realização: Rádio Guarujá e Antena 1, Hemosc : FAHECE, Governo de Santa Catarina


Rádio Guarujá ao vivo no vão do Mercado Público em 15-12-11 - Foto: Ismênia Nunes


 Foto: Ismênia Nunes


Foto: Ismênia Nunes


Polimix - Acidente com motorista envolvendo caminhão da empresa

                    O motorista do caminhão da Polimix, Marcio de Jesus sofreu um acidente nesta manhã de quinta feira, quinze de dezembro. O funcionário da polimix estacionou o caminhão em frente a contrução do Residencial Rossi e saia do caminhão quando o veículo anda sozinho para trás. O motorista foi prensado entre o caminhão e os tijolos da construção. 
                   O pessoal da construção logo se movimentou para atender o caso. Felizmente o caminhão foi parado por um monte de areia da própria construção, pois que se isto não ocorrece deceria moro abaixo, visto a construção ser na subida de um moro. O samu foi chamado e enquanto se dirigia ao local, e depois de o motorista ter sido retirado do local do acidente aguardou a ambulância deitado no chão.
                   Segundo a costureira Norma, ele aguardou por cerca de 30 minutos aproximadamente.
                  Após a chegada da ambulância Marcio foi imobilizado e levado ao hospital. Até ali não sabiamos a gravidade ou não do motorista. A empresa polimix informou que Marcio sofreu apenas ematonas, não quebrou nada. O acidente que a primeira vista poderia ser grave foi um grande susto.





São José - 15-12-11 - Foto: Ismênia Nunes

São José - 15-12-11 - Foto: Ismênia Nunes


São José - 15-12-11 - Foto: Ismênia Nunes


São José - 15-12-11 - Foto: Ismênia Nunes


São José - 15-12-11 - Foto: Ismênia Nunes


São José - 15-12-11 - Foto: Ismênia Nunes