terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Menino Tiago perdido em Brasília, encontra familiares





Por: Ismênia Nunes


Com certeza você já recebeu diversos e-mails informando o desaparecimento de uma criança. Qual é sua atitude quando isto acontece? Normalmente a maioria das pessoas logo repassa a mensagem, principalmente quando se trata de uma criança. Neste momento você esquece de verificar a veracidade do fato, afinal você só está ajudando, mas e quem sabe quanto tempo essa mensagem está na net sem que paremos para pensar se o caso já foi resolvido, se a criança já foi encontrada?

Sabemos que nos dias de hoje, com o automatismo e para não deixar de ajudar simplesmente reenviamos, sem ao menos procurar olhar o mínimo que possa nos dar garantia de veracidade ou mesmo de informações a respeito do caso. Se existe um telefone, um e-mail algo que realmente possa nos dar um caminho. Às vezes é bom pararmos um pouco e darmos a devida importância ao caso. Procurando na internet se já ouve solução. Se houver contatos por que não escrevermos para ver se o caso foi solucionado?

Recebi o e-mail  ontem dia 05-12-11 contanto da história de um menino que se chamaria Tiago de apenas dois anos encontrado em Brasília, um menino bem vestido e que possivelmente teria família, mas devido a demora em encontrar esses famíliares o menino foi encaminhado para um abrigo e poderia vir a ser adotado. Lá permaneceu por oito meses até que a família o encontrou.
Quando recebi o e-mail a primeira ideia que tive era de reenviar, mas pensei melhor e pesquisei e logo encontrei um site com a notícia e com a mesma foto do menino. O site mobilizou os leitores que trouxeram notícias novas. Tiago na verdade se chama Weslley Alexandre. Uma reportagem conta que o pai da criança o teria levado para uma viagem e o abandonou na rua, a mãe e a avó tentaram encontrá-lo sem sucesso, de posse dos documentos e fotos da criança foram até a justiça já que foi inútil ir a delegacia. Abaixo o link do vídeo onde poderemos ver toda história, o mesmo não pode ser anexado.

Tiago foi abandonado numa Rua do Riacho Fundo no ano de 2005 e encontrado oito meses depois. Estamos no final de 2011, quase 2012 e esse e-mail ainda circula como se Tiago ainda estivesse sem a família,  é mais fácil reenviar do que pesquisar a respeito.

A mãe Gleiciane Lopes Pinheiro, dona de casa, uma jovem de dezesseis anos autorizou que o garoto viajasse com o pai e depois que foi busca-lo não se encontrava mais com ele. O pai alegava que havia deixado o garoto com a irmã em Goiânia. A avó Rita Pinheiro, procurou a polícia e relatou que o delegado disse que não adiantaria elas irem a polícia pois que o garoto estava com o pai e não poderia fazer queixa de sequestro contra este, mesmo o fato já tendo se dado há dois meses. 

Ambas foram encaminhadas ao forum e lhe pediram o endereço para que fosse enviada a intimação, e quando a mãe e a avó procuraram o pai pelo endereço que tinham, ele já não mais residia no local. Rita, a avó, deu detalhes da criança, uma cicatriz na sombrancelha, uma mecha branca no cabelo e ainda levou o cartão de vacina, uma foto e a certidão de nascimento.

Tiago na verdade se chama Wesley Alexandre Lopes da Silva, segundo uma reportagem da Rede Globo, a mãe e a avó não poderiam ficar de imediato com a criança pois que isto dependeria de uma decisão judicial. Porém com as informações do site Caetano Barata -  a criança já estaria com a avó. Esta mesma reportagem nos diz que a defensoria pública foi a responsável por encaminhar um documento para que o menino possa ficar com Gleiciane, pois que os documentos apresentados são provas suficiente para provar que é a mãe da criança. Caso o pedido seja negado, um pedido de DNA será feito a justiça para que a mãe prossa ficar com a criança. A promotoria fala que o pai pode responder criminalmente por abandono de incapaz, e pegar uma pena de até quatro anos de detenção.

Patrícia Braga coordenadora pedagógica do Abrigo "Nosso Lar", envolvida com o menino há oito meses diz que está tentando ter calma, mas que essa possibilidade de ser Gleisiane a mãe da criança já a deixa extremamente feliz. Todos no abrigo estão confiantes e felizes.

Na reportagem da Rede Globo apresentada por Alexandre Garcia, ao final ele nos esclarece, que o bebê que aparece no colo da mãe e da avó é o bebê que a mãe, Gleiciane teve há 15 dias.

Não podemos deixar passar batido o fato desta mãe ser menor, com 16 anos já estar com dois filhos, e da importância que um programa de saúde para que estas meninas recebam mais orientações sobre a sexualidade e planejamento familiar. E dar mais atenção para o fato de haver tantas meninas já sendo mãe na adolescencia. Lembrando que ela teve Tiago, ou seja Wesley com 14 anos. Percebemos que a maternidade na adolecência está num crescente e é de primordial importância que as autoridades em saúde possam estar mais atentos e que também se possa mudar esta situação.

Acreditamos que seja importante também ressaltar da falta de empenho e responsabilidade das autoridades de Brasília com relação as informações e atenção ao caso. O telejornal aqui mencionado foi editado, por isso não sabemos qual a data que foi veículado, nem mesmo o nome correto do jornal, este só é identificado pelas letras DF-TV (Distrito Federal TV).



Fonte: Abaixo blog onde encontramos as notícias de Tiago ou melhor, Wesley Alexandre. Abaixo vídeo com a reportagem, não conseguimos copiar.








Abaixo anexaremos o e-mail em questão.
E solicitamos que as pessoas não reenviem mais a notícia, aliás quem receber que possa avisar os que mandaram que o menino já está com a família.



Olá!
Eu, Soraya Pereira, Presidente do Projeto Aconchego , Grupo de apoio à Adoção e ao Apadrinhamento de Brasília, após constatar a veracidade do fato com a diretoria do Abrigo 'Nosso Lar'. Venho pedir a vocês que divulguem essa notícia.
Meu obrigada, Soraya Kátia Rodrigues Pereira

Em novembro, foi encontrado na rua, uma criança de aproximadamente 2 anos muito bem cuidada e muito bem vestida,  e disse se chamar Tiago.
Levado ao juizado,foi encaminhado ao 'Nosso Lar', onde trabalho. Temos informações de que diligências foram feitas na região onde a criança foi encontrada, e nada. Todas as delegacias notificadas, e nada. Não foi possível nenhum tipo de informação dessa criança. Como o tempo está passando, ela logo será encaminhada para adoção, mas não acredito que ela não tenha ninguém nesse mundo, pois quando ele chegou chorava muito e apresentava bons costumes. Já tentei com um amigo na Globo veicular a sua imagem, na tentativa de localizarmos a sua família, mas não é possível pois a política da Globo não permite a divulgação de crianças desaparecidas, o que não é o caso, pois essa é*'aparecida'*.


SEGUE A FOTO DA CRIANÇA REPASSEM, POR FAVOR.
ELE FOI ENCONTRADO EM BRASÍLIA, MAS PODE SER DE QUALQUER LUGAR DO PAÍS.

COMENTÁRIOS do BLOG CITADO 
  1. Cristiane disse

    Entrei em contato com o pessoal do Projeto Aconchego e recebi o seguinte e-mail sobre o Tiago:
    -RESP. AUTOMÁTICA-
    Olá,
    Se voce está querendo saber a respeito do garoto Tiago, informamos que ele já está com seus familiares.
    Favor passar esta informação para quem te enviou a mensagem.
    Abraços,
    Deusdedit (Sr.)
    http://www.projetoaconchego.org.br
  2. Michelle disse

    Bom dia!
    Esse menino é o Tiago, foi encontrado há uns dois anos. Ele foi deixado pelo pai na rua, mas rapidamente a família o reconheceu no noticiário.
    A avó ficou com a guarda dele. Assista à reportagem que segue no link abaixo veiculada pela TV Globo, na época.
    http://www.mpdft.gov.br/comunicacao/clipping/imagens/334636.wmvm (copie e cole na barra de endereço).
  3. Frank disse

    O Link correto é:
    http://www.mpdft.gov.br/comunicacao/clipping/imagens/334636.wmv
    Um absurdo o descaso das autoridades em atender a mão e a avó
    do garoto.
    Outra é a quantidade de crianças que são sequestradas
    nesse país que a justiça é sega surda e muda, só
    funciona pra quem tem dinheiro.
  4. Sara disse

    Bom dia!!
    Foi muito bom achar esse site!!!
    Hoje mesmo recebi esse e-mail com as informações assima, na hora reenviei imediatamente para todos os meus amigos e coloquei o anuncio no meu blog… mais não fiquei quieta até saber se alguém o proucurava, proucurei na internet ‘até’! ai achei vcs… muito obrigada por divulgarem essa noticia (aparecimento da família do Tiago)!!!!