segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Florianópolis - Ecofestival agita rede de ensino

Nesta terça feira inicia o Ecofestival uma atividade que vai proporcionar interação dos alunos com o meio ambiente. Uma sugestão que estas boas ideias possam ser seguidas e colocadas mais em prática, e ainda que não somente em dias de semana como acontece com o festival, mas também que aos finais de semana atividades como estas possam estar mais perto da sociedade. Ismênia Nunes.



Fonte: Ricardo Medeiros
Assessor de Imprensa
da Secretária de Educação
de Florianópolis


Fonte Imagem: Site Prefeitura Municipal de Florianópolis

De terça a quinta-feira desta semana, a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis realiza o VI Ecofestival. O evento sócio-ambiental ocorrerá no SESC Cacupé e contará com a participação de crianças e adolescentes da Educação Infantil e Fundamental e de alunos da Educação de Jovens e Adultos, Centros de Educação Complementar e ONGs. No primeiro dia, a abertura está marcada para as 19h30, sendo que posteriormente as atividades iniciarão a partir das 8h30.
O objetivo é a conscientização sobre as questões ambientais com diversas manifestações artístico-culturais e divulgar as experiências das unidades educativas que trabalham articuladas nos princípios da sustentabilidade e da cultura de paz. O encontro contará também com formação continuada de educação ambiental para aos educadores.
Os alunos apresentarão os trabalhos nas modalidades de poesia, dança, música, teatro e artes plásticas-visuais, por meio de performances, painéis, exposições de materiais reciclados e banners. Os trabalhos são o resultado das atividades cotidianas desenvolvidas durante o ano, nos projetos educativos presentes nas disciplinas do currículo escolar.
O evento reunirá 2 mil pessoas e tem a parceria da COMCAP, FLORAM, ONG FloripAmanhã e ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Programação

Na abertura (20/09), envolvendo teatro e música, haverá diversas apresentações da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com representantes de Santo Antônio de Lisboa, Ratones, Saco Grande, Rio Vermelho, Caieira da Barra do Sul e da região Central. 
Na quarta-feira (21/09), a partir das 8h30 da manhã, as manifestações artístico-culturais estarão a cargo do Coral da Rede Municipal de Ensino, do SESC e da Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim. 
As palestras neste período serão dadas pelo Professor Mário Freitas, com “Possibilidades de Educação Ambiental no Currículo”; Andreia de Bem Machado , que vai falar sobre  “A Importância da Educação Ambiental”; e  Elaine Seiffert, que abordará o projeto “Guardiões da Energia”, da Escola João Gonçalves Pinheiro.
À tarde, a partir das 13h30,  haverá performance da Escola  Luiz Cândido da Luz , Projeto Caieira 21, Promenor, Creche Vicentina Maria da Costa , Grupo de Trabalho Comunitário Catarinense  (GTCC),   Escola Lupércio Belarmino da Silva , Centro de Apoio à Formação integral do Ser (CEAFIS) e da Escola  Gentil Mahias

Outras atrações

A manhã de quinta-feira (22/09) contará com as apresentações das ONGs Criança Fazendo Arte e CEVAHUMOS, além das creches Morro da Queimada e  Matheus de Barros e dos Núcleos de Educação Infantil Praia dos Ingleses e Armação. A Escola Albertina Madalena Dias também estará presente neste dia.
Para o período da tarde estarão em cena as escolas Anísio Teixeira, Mâncio Costa e  José Jacinto Cardoso , Casa São José , NEI e Escola  Costa da Lagoa, CEC Itacorubi , Sociedade  Alfa Gente e Centro de Educação  Infantil  Monte Serrat.


Ecofestival de Florianópolis - Fonte Google

São José: Quadra de esportes ou Piscinão da Bela Vista?



Água parada quadra Bela Vista - Foto Ismênia Nunes


Foto Ismênia Nunes


Água parada impede que a quadra de esportes, localizada na Rua das Orquídeas no Bairro  Bela Vista I, possa ser utilizada pela população.
Além disso, a água pode ser um proliferador de doenças, além de estar dificultando até mesmo o trajeto pelo local.
Ao indagarmos a Prefeitura de São José da procedência da água insalubre, que aparentemente parecia de esgoto, o senhor Fernando, da Secretaria de Infraestrutura, responsável pelas obras, nos informou que a água é procedente de uma bica d’água e que  provém do subsolo; ele nos coloca que já esteve no local.
Indagando a respeito de uma solução, ele nos diz que  a solução seria que a  prefeitura  fizesse  uma drenagem no local escoando para a rua debaixo junto com a água fluvial. Mas quanto tempo será que este levará para que a Prefeitura deixe a quadra disponível para a população?

Foto Ismênia Nunes

                                                                   Foto Ismênia Nunes