quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Semana da Pátria - 7 de setembro

Por: Ismênia Nunes 

Fotos: Google Imagens - Ilustrativo


Recordo-me de quando tinha sete anos de idade e que era sete de setembro, acordava cedo e me preparava para ir marchar. Nada podia faltar, o uniforme impecável, passado e ajeitado, também não podia me atrasar. Tinha muito orgulho de poder marchar, participar deste evento tão importante.
Chegava cedo à escola, os alunos todos uniformizados, em fila, já havíamos passado meses ensaiando a marcha para que tudo saísse dentro do esperado. Todos estavam lá, professores, alunos, diretores. E sabíamos que no local da marcha meus pais estariam. Era um dia festivo e alegre.
Era também comum cantarmos o hino nacional, mas não somente neste dia, na verdade todos os dias antes do início das aulas, em posição de sentido, todos ali ficavam e cantavam o hino nacional. Todos cantavam junto com a música. Somente depois disto íamos para sala de aula...
Voltando a marcha do sete de setembro, este dia tão especial para uma criança de sete anos, após a organização da fila, dos alunos, saímos em direção ao local de desfile, uma verdadeira procissão. Muitas pessoas nas laterais das ruas acompanhavam nossa passagem.
Chegando ao local não demorava para que iniciasse a tão esperada marcha. E das oito horas da manhã até quase meio dia marchávamos incansavelmente. E com muito orgulho por estar ali naquele dia tão especial. Logo em frente observava meus familiares que ali também estavam assistindo aquele evento.
Marchávamos com alegria e vontade tento todo cuidado de estar junto com os bateres dos tambores onde sabíamos que quando este batia mais forte tínhamos que marcar mais o passo, a marcha. Ao final acompanhávamos os professores a escola para apanhar nossas coisas e depois cada um ia para sua casa.
Este era um dia especial para mim, e com certeza para muitas crianças que marchavam. Hoje vemos que o sete de setembro não é mais valorizado, e nem a marcha, que muitos nem mais sabem o que seja, ou a maneira correta de marcharem, muitos andam ao invés de marchar efetivamente. Mas por que será que tudo isto foi ignorado e deixado de lado, por que as pessoas não têm mais essa visão e essa alegria. Seja criança, seja adulto, não vivem mais o sete de setembro, não existe mais essa valorização do desfile e para a marcha deste dia.  O hino nacional, a maioria dos brasileiros não sabe cantar. Não falamos aqui de aceitarmos os erros do nosso país, isto é apenas um detalhe. Afinal perfeição não existe em lugar algum. Mas falo de podermos perceber que acima de tudo somos brasileiros, e que o Brasil ainda é um bom lugar de se viver, somente quando saímos do país é que podemos ver o que é o Brasil, e o que é ser brasileiro, pois que em qualquer parte do mundo ouvimos falar do Brasil, em qualquer parte do mundo o Brasil é conhecido e amado, seja pelas belezas naturais, pelas mulheres bonitas, pela boa comida, ou pelo futebol. Mas acima de tudo isso, posso dizer não há lugar melhor para se viver que nosso país, o Brasil. Quando se está longe de casa é que se sente a falta daquilo que no dia a dia não damos valor, das coisas mais básicas como a comida que adoramos e que sabemos no exterior não a encontramos, a nossa rotina tudo que vivemos aqui e que em outro lugar não encontraremos jamais, as pessoas que gostamos, os costumes que somente no Brasil vivemos e sentimos. E reafirmo somente quando estivermos longe de tudo e de todos e que para nós é normal, não o será mais quando não fizer mais parte de nosso cotidiano se um dia deixarmos nosso país, somente aí é que vamos reconhecer que o Brasil é o melhor país para vivermos. E então quem sabe sentiremos orgulho de ser brasileiro, somente aí quando ouvirmos uma música brasileira é que irá nos tocar o coração.
É uma pena que os brasileiros não dêem valor ao seu país, ao lugar que vive a paz que tem ao alimento na mesa todos os dias, mesmo que arroz e feijão, eles não sabem o que é viver num país onde não há comida, saúde pública, saneamento básico, iluminação pública e as coisas mais simples de nosso dia a dia como água potável e um chuveiro quente para tomar banho.  Que possamos agradecer por sermos brasileiros, pois que, não saber ver, mas temos muito. Infelizmente não conseguimos ver que somos privilegiados, só sabemos reclamar, vamos olhar pra nós e para os que sofrem lá fora. Agradecer e reconhecer o que temos e o que somos... Talvez um dia quando deixarmos de ter o mais básico como tantas pessoas que não a tem no exterior e até aqui mesmo, como os que infelizmente vemos com enchentes e outras desgraças, somente quando passarmos por coisas neste sentido é que quem sabe iremos refletir sobre tudo isto, enquanto isto muitos continuarão a fazer pouco caso de tudo o que está sendo dito aqui. Que possamos saber agradecer ao que somos ao que temos, e poder dizer o refrão da canção: “Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor...”