quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Jornalista Marcelo Lubi - Jornal Metropolitano SC

Jornal Metropolitano


Foto Ismênia Nunes

        
“O jornal que é publicado diariamente desde o ano de 2000 mudou seu foco de origem por entender que Globalização é acompanhada de mudanças de cultura, e o diferencial de cada atividade jornalística é a Inovação”.

       


        Por Ismênia Nunes
  
Marcelo Lubi
Fala de Jornalismo e Ética

O Jornalista e Editor Chefe Marcelo Lubi, fala um pouco de seu trabalho e do jornal que está no mercado há mais de 10 anos. O Jornal Metropolitano iniciou em 1998 como primeiro jornal impresso. Na época Marcelo não era formado em jornalismo, mas tinha no espírito a vontade de falar, de comunicar, de denunciar. O jornal era um ideal, fazer jornalismo naquela época era muito diferente de hoje. Em 2000 o jornal já era o primeiro jornal diário da Net. Marcelo Lubi ressalta: O Jornal e o jornalismo mudou muito.
            Quando questionado a respeito do apoio ao diploma de jornalista ele diz ser favorável, diz que apóia a Fenaj - Federação Nacional dos Jornalistas que defende que todo jornalista tem que ter diploma para iniciar como profissional. Sem formação, não se chega a lugar algum. Porém antes de cursar jornalismo sua visão era outra, desta forma podemos ver que o ensino acadêmico fez até mudar o modo de pensar das pessoas, faz com que as pessoas reflitam melhor. A faculdade amplia os horizontes.

Foto Ismênia Nunes

Lubi fala que sua maior dificuldade ainda é a pressão que existe com relação à liberdade de expressão. Hoje ser dono de um jornal e ao mesmo tempo funcionário público é algo realmente difícil. Coloca que o jornal que faz hoje não é o mesmo  dantes. Pelo fato de ser funcionário do governo percebe que faz um jornalismo monitorado. O jornal denúncia comunidade já não lhe é possível fazer como o fazia algum tempo atrás; embora perceba que outros funcionários públicos o façam. Não pode parar no horário de trabalho e falar de certos assuntos e denúncias que antes fazia.
            A forma do jornal foi alterada 100%, agora o foco está mais no marketing, não faz mais comunidade e denuncias exatamente devido ao monitoramento de que se vê submetido hoje. De fato, uma forma de censura.
            Outra dificuldade é a falta de pessoal, o proprietário faz tudo, ele é o pauteiro, o editor.





Desde seu início até os dias de hoje o metropolitano criou uma marca, é conhecido, lembrado, tem cerca de 2500 new letter.
            Quando questionado sobre as novas mídias inclusive a internet se esta atrapalha o jornal, Lubi diz que cada seguimento tem uma função, a TV dá o recado rápido e esclarece, o impresso dá os detalhes, as reportagens. A internet sucita a notícia, inicia, o jornal completa.
            Quando nos fala a respeito da escolha da capa diz que esta é feita de forma sensacionalista quando se fala de comunidade, e no caso do foco em marketing é profissional. Utiliza sempre o título e o lead com palavras chaves, palavras que chamam notícias, sempre que forem digitadas por procura de informações, notícias, o metropolitano aparece. O nome da cidade de Florianópolis é sempre utilizado para estes fins.
            Seu principal conselho aos jovens é seguir a ética, ser profissional e desta forma ele terá sempre credibilidade, por que um jornalista sem credibilidade é um jornalista acabado.


Foto Ismênia Nunes
       

                                  
                    Ismênia Nunes