quinta-feira, 14 de julho de 2011

Biografia - Givaldo de Assunção Tavares

Fonte: Site Fec - Federação Espírita Catarinense
Trabalhador Espírita Dedicado
Nossa homenagem  a este trabalhador e amigo





 
          Givaldo de Assunção Tavares nasceu na cidade de Taquaritinga do Norte, estado de Pernambuco, no dia 28 de agosto de 1939, sendo o oitavo filho de Severino e Etelvina Tavares. Por causa da desencarnação de seu pai, foi residir com a mãe em Recife. Seu irmão, Alcides Tavares, que residia, estudava e trabalhava em Curitiba, o convidou para se transferir para a capital paranaense, onde continuou os estudos e trabalhou no comércio.
          Casou-se com Marlene de Alcântara Vieira em 1962. O primeiro filho, Givaldo Tavares, nasceu em 1963.
          No início do ano de 1964 transferiu domicílio para Florianópolis, onde trabalhou como empresário do ramo imobiliário, através do qual ocupou uma das Cadeiras do Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Também lecionou no Colégio Pio XII.
          Membro da Maçonaria, participou da reativação a Loja Maçônica “Clementino de Brito”, da qual chegou a ser Grão Mestre.
           Em julho de 1964 nasce o segundo filho, Gerson Luiz Tavares; em outubro de 1965, Sandra, e dez anos depois, no mês de agosto, Viviane Tavares. Os filhos lhe deram os netos Karina, Sendy, Hiuberto Neto, Nicolas e Isabelle.
          Pouco tempo depois de se instalar na capital catarinense, motivado por ocorrências de natureza mediúnica, procurou orientação espírita, no Centro Espírita “Amor e Humildade do Apóstolo”. Sob acompanhamento seguro de Oswaldo Mello, Givaldo A. Tavares de imediato se identificou com a proposta Espírita.
          A mediunidade educada lhe proporcionou longos anos de serviço mediúnico. Expositor entusiasmado, percorreu o estado de Santa Catarina levando a mensagem esclarecedora e confortadora do Espiritismo.
          Trabalhou ativamente no Centro Espírita que desde o início o albergara. Ocupou várias atribuições, inclusive a de presidente, encargos que desempenhou por várias gestões.
           Integrou-se com naturalidade ao Movimento de Unificação. Presidiu o Conselho Regional Espírita ilha (CRE 1) e peregrinou pelos diversos cargos da Federação Espírita Catarinense, da Secretaria à Presidência. Criou a distribuidora de livros Espíritas da FEC.
          Animado com a possibilidade de melhor expandir a mensagem libertadora do Consolador, criou o programa radiofônico “Na Era do Espírito”, apresentado aos domingos pela rádio Guarujá de Florianópolis. E, depois de superar as dificuldades compreensíveis, conseguiu levar para a televisão o programa “Espiritismo, uma nova era para a Humanidade”, exibido aos sábados de manhã.
          Após retornar das atividades costumeiras da Instituição Espírita, necessitou ser internado, em face de mal súbito. Submetido a cirurgia de emergência, ficou hospitalizado por dezenove dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário