domingo, 24 de outubro de 2010

O lixo e a poluição, uma luta invisível


Qual será o futuro de nosso planeta? Resíduos sólidos e até tóxicos vêm sendo jogados a céu aberto indiscriminadamente. Estamos enterrando todo tipo de resíduos sem separá-los devidamente, acarretando a poluição do solo e do lençol freático. Não estamos dando a devida importância para que nosso planeta continue sobrevivendo. Esquecemos que precisamos do solo para plantar e colher além de nossas águas. Estamos jogando lixo onde vivemos sem nos atermos para as consequências deste ato. Simplesmente colocamos tudo num saco e nem queremos saber para onde tudo isto vai. Uma coisa é certa, toda ação tem uma reação e se não nos preocuparmos em cuidar do destino de nosso lixo hoje, amanhã não poderemos nos lamentar pelas consequências que virão.



 E não é somente o lixo, as queimadas precisam e devem deixar de existir. Nosso ar está cada vez mais prejudicado. E nossas árvores estão sendo tratadas como se fosse lixo. Ainda não conseguimos prestar atenção no ar que respiramos, precisamos estar atentos em cada detalhe. As nevoas que muitas das vezes passam por nossos céus e que nem damos importância. Mas e quando não mais tivermos o ar puro? E quando começarmos a sentir dor ao respirarmos? Parece algo muito distante? Pois digo que isto está mais próximo da realidade do que podemos pensar. E quando só conseguirmos respirar através de máscaras? Utopia? Inverdade? Não. Um dia só respiraremos através delas. Acredita ser algo muito distante? Parece impossível? Pode até levar cinquenta, cem anos, ou duzentos anos; mas esse dia, com certeza virá. Se continuarmos agindo desta forma as consequências serão inevitáveis.
           A terra, o ar e a água são nossos recursos mais preciosos e se não fizermos nada em breve o resultado baterá a nossa porta; e se não nós, mas nossos filhos sofrerão por nossas atitudes.
Não podemos esperar que o governo faça, esta é uma responsabilidade de cada um, de cada cidadão. Precisamos começar a reciclar o lixo em nossas casas, em nosso trabalho, nas escolas. Fazer campanhas com amigos e vizinhos que ainda não separam. Aprender a utilizar o lixo orgânico em nossas residências, incentivando e participando de programas de hortas, na comunidade, escolas; seja onde for; o importante é fazermos nossa parte. Isto não quer dizer que não possamos pressionar os governantes para que façam campanhas de incentivos e programas para que este reaproveitamento seja mais consciente. Afinal é para isto que nos representam.

É de suma importância que possamos enxergar a necessidade da reciclagem, do reaproveitamento do lixo, e do cuidado com a natureza, com a água e com o ar. Na verdade, estamos muito aquém do que é necessário fazer, as pessoas não estão conseguindo ver o quanto esse problema é grave. O aquecimento global nos mostra o que poderá acontecer num futuro próximo, com o descongelamento das geleiras as enchentes, as chuvas tóxicas. Se não aprendermos a reciclar estamos cada vez mais afundando o nosso planeta. Não estamos pensando em nossos filhos e netos que ficarão aqui e que sofrerão as consequências de nossos atos impensados.


Podemos e devemos reaproveitar 100% do lixo, o reciclado já tem sua destinação, basta aumentarmos o número de pessoas que reciclem, cada um precisa fazer sua parte. Além disso, o lixo orgânico também precisa ter um destino correto poderemos separar para hortas comunitárias ou mesmo latifundiárias, precisamos resolver definitivamente este problema. Um problema que não é do mundo, dos outros, é nosso.