quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Os golfinhos têm linguagem?

Temas: Língua e Linguagem
Questão: Os golfinhos têm linguagem?

Embora estas palavras tenham uma raiz em comum, não representam à mesma coisa.

A língua, no português são códigos, palavras e expressões, em nosso caso, dos brasileiros, a língua portuguesa é nosso idioma. Nele a forma culta mostra a maneira correta de aplicar nossa língua, é a maneira formal de se falar. Já no dia-a-dia falamos a linguagem coloquial, informal. Para a linguagem correta, é indispensável o uso da gramática, desta forma, colocando-a em prática, estaremos executando as regras de nossa língua oficial, o português.

Já a linguagem tem uma outra vertente. Ela é a prática da língua e da linguagem e que exercitamos nossa comunicação. Seja ela lactante como os animais ou golfinhos ou ativa como os seres humanos. Esta expressa em palavras, neste caso completa-se o ciclo da comunicação onde somente os humanos terão uma linguagem, já os gol filhos tem uma comunicação o que não é exatamente a mesma coisa. Para termos linguagem precisamos primeiro pensar, elaborar idéias, pensamentos, procurar palavras e construções adequadas de uma língua para que a fala pudesse ser entendida. Na comunicação tão somente, não existem estes caminhos, mesmo sem que haja um pensamento, uma idéia, construções de palavras os seres vivos, no caso os golfinhos se comunicam, mas não possuem uma linguagem. Embora estudos digam o contrário, acredito que aí o que existe é uma questão de interpretação e entendimento das palavras linguagem e comunicação. Os termos se contradizem, para nosso dicionário é aceita a idéia de que os animais tenham uma linguagem como veremos abaixo, mas analisando profundamente veremos que na verdade existe uma comunicação, eles sim se comunicam, mas não formalizam não de mostram raciocínio, portanto não caracterizaria uma linguagem e sim uma comunicação.

 
Língua e linguagem caminham juntas, embora sejam distintas, se unem no conjunto para atingirem o mesmo fim: A comunicação.

Segundo o dicionário: Linguagem é 1 - Faculdade de expressão audível e articulada do homem, produzida pela ação da língua e dos órgãos vocais próprios, a fala. 2 - Conjunto de sinais falados (glótica), de que se serve o homem para exprimir suas idéias e sentimentos. 3 - A voz dos animais. 4 - Língua, idioma, dialeto.


Estudos realizados pela Universidade de Southem Cross, em Lismore, na Austrália afirmam que os golfinhos têm uma linguagem. Essa comunicação é complexa e contextual. Em seu estudo Hawkins gravou 1647 sons de 51 diferentes grupos que habitam a região da Baia de Byron, no Estado de Nova Gales do Sul. Do total, identificou 186 assovios diferentes, dos quais 20 eram os mais comuns. Hawkins então separou os sons em cinco grupos tonais e descobriu que cada um deles era associado a comportamentos diferentes. Quando o grupo passeava, 57% dos sons analisados apresentaram forma sinoidal, isto é, com subidas e descidas simétricas. Já quando os animais descansavam ou se alimentavam, este tipo de assovios era menos comum. Quando os golfinhos se divertem, os sons eram quase sempre ascendentes ou em tons sustentados. Liz Hawkins percebeu que um destes sons de ’diversão’ era sempre repetido quando os golfinhos ’surfavam’ as ondas do barco do cientista. Um outro som foi identificado pela pesquisadora quando um golfinho se encontrava separado do grupo. ’Este assovio poderia definitivamente significar: ’ Estou aqui, onde está todo mundo’, disse Hawkins. Para outra pesquisadora da linguagem dos golfinhos, Melinda Rekdahl, da Universidade de Quensland, em Brisbane, ainda é cedo para saber se assovios tem assovios específicos. Rekdahl descobriu que os golfinhos em cativeiro emitem mais sons ao se alimentarem que os livres. A estudiosa diz ser possível que estes sons signifiquem expressões como: ’rápido’ ou ’aqui tem comida’.

No texto apresentado podemos ver que a linguagem permite que exista a comunicação.

Sejam ela lactente como animais (golfinhos) ou ativa como os humanos.


A linguagem e a língua se concretizam na fala.


A comunicação não necessariamente tenha haver uma linguagem ou uma língua.

Portanto os golfinhos se comunicam, mas não detém uma linguagem.

Linck Comunicação dos Golfinhos
http://sites.google.com/site/tursiopsbr/comunica%C3%A7%C3%A3oentegolfinhosesereshumanos


Conheça o Recanto das Letras
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/ismenianunes
Se desejar digite no google Ismênia Nunes


Ismênia Nunes - Autora -
Direitos Autorais
Registrados na Biblioca Nacional


DIREITO DO AUTOR
A prévia e expressa autorização
do autor é sempre necessária.
A proteção legal da autora
encontra-se no art. 79 e seus
parágrafos da nova Lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário